A Apae Anápolis inaugurou na manhã desta sexta-feira, 01/03, uma sala para treinamento de jovens educandos que participam do programa de Mercado de Trabalho/ Emprego Apoiado, iniciado em 2017 e realizado na Escola Maria Montessori. O Autodefensor Estadual da FEAPAES – GO e usuário da Apae Anápolis, Victor Augusto de Araújo Holanda, participou do evento e falou sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, relatando a sua experiência na empresa CAOA, onde atua como auxiliar administrativo.
A Apae Anápolis realizará na nova sala a formação de alunos para trabalharem na Brainfarma, fabricante de medicamentos localizada no DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis. Inicialmente dez educandos participarão, por um período de seis meses, de treinamentos para a função de auxiliar de produção, quando aprenderão sobre rotinas da empresa, uso e adaptação dos EPI´s – Equipamentos de Produção Individual, segurança no trabalho, entre outros conhecimentos. Assim que os alunos concluírem a fase de treinamento irão trabalhar na empresa e outras turmas serão formadas sucessivamente, com a mesma finalidade.
O programa Emprego Apoiado da Apae Anápolis tem como objetivo incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, garantindo-lhe a igualdade de oportunidades e atualmente mantém parceria com 5 empresas que promovem a inclusão no mercado de trabalho. Aproximadamente 70 alunos participam das oficinas da Escola Maria Montessori e outros 39 já foram encaminhados para trabalharem nas empresas parceiras. Em contrapartida, essas empresas com apoio da Apae Anápolis para: seleção e indicação dos alunos, apoio administrativo no processo de contratação, acompanhamento com a equipe de psicologia e assistência social, sensibilização e treinamento dos colaboradores das empresas parceiras.