Apae
08/01/2016
Link copiado com sucesso!!!
Matéria: O protocolo PediaSuit
O PediaSuit é um protocolo de tratamento intensivo usado pelos fisioterapeutas e pelos terapeutas ocupacionais que tem como objetivo principal a recuperação cinética funcional em decorrência dos distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética, principalmente.
Utiliza uma órtese dinâmica (suit), desenvolvida por cientistas do programa espacial Russo. Este protocolo foi criado com o objetivo de neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo, tais como a perda de densidade óssea, a alteração da integração das respostas sensoriais, a atrofia muscular, a alteração da integração das respostas motoras e as alterações cardiovasculares.
Tendo sido usada com sucesso em astronautas que sofrem com os efeitos da ausência da gravidade dentre outros, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais especializados no campo da neurofunção desenvolveram estudos, e a partir de experimentos vêm usando com bons resultados em pacientes portadores de lesões neurológicas e em programas de reabilitação.
O programa consiste no uso de uma indumentária apropriada caracterizada como uma órtese dinâmica que é composta por uma touca, colete, short, joelheira, tênis e um sistema de elásticos ajustáveis às necessidades de cada paciente, configurados para facilitar movimentos funcionais e inibir padrões inadequados de movimento.
Esta órtese cumpre a função de um esqueleto externo (exoesqueleto), reproduzindo a ação da musculatura agonista e antagonista, facilitando os vários procedimentos usados pelos profissionais que assistem o paciente.
Os procedimentos consistem em um trabalho inicial de aquecimento e alongamento, vestimento do pediasuit e adaptação ao Spider Cage[i] (gaiola), onde é feita uma fixação de cordas elásticas em diagonais junto ao paciente. O Pulley system (sistema de roldanas) é usado neste composto para garantir a suspensão da região corporal exercitada durante o exercício e relaxamento.
O procedimento é feito de forma intensiva durante o período de 1 mês, com aproximadamente 4 horas diárias, cinco dias na semana, levando-se em conta as condições individuais de cada paciente.
O tratamento tem indicação para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, distúrbios de integração sensorial, autismo, mielomeningocele, síndrome de Down, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico e demais patologias e desordens motoras.
Os benefícios terapêuticos proporcionados são: aumento da densidade mineral óssea, força muscular, propriocepção, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modulação de tônus postural anormal, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida, maior variedade de movimentos seletivos e o desenvolvimento das atividades funcionais.
Há trabalhos de pesquisa do Pediasuit em andamento em Keiser University, Florida – USA e na Universidade de Nairobi-Kenya.
Os membros da ABRADIMNE, detentores da senhoridade científica no campo assistencial da neurofunção vêm desenvolvendo estudos que deverão somar aos existentes, incluindo-se a facilitação da acessibilidade.
Sonia Manacero
Crefito 5/3003-F
Presidente da ABRADIMENE