Com mais de mil participantes entre atletas, técnicos e demais profissionais do esporte, foram abertas oficialmente nesta segunda-feira (5), em Maringá, as XX Olimpíadas Especiais das Apaes. Nas instalações da Vila Olímpica de Maringá, totalmente lotada, desfilaram as delegações de 21 estados brasileiros, atletas que disputarão 10 modalidades esportivas, a partir desta terça-feira (6), até o dia 10. Assim, nesses dias, o Estado do Paraná está acolhendo desportistas especiais vindos do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília (Distrito Federal), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Várias autoridades compareceram na abertura do evento, entre elas o governador em exercício do Estado do Paraná - Flávio Arns; a presidente da Fenapaes, Aracy Lêdo; a presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Neuza Soares de Sá; o presidente da Apae de Maringá Nelson Barbosa; o prefeito de Maringá Silvio Barros, além de presidentes e demais representantes das Apaes. A promoção do evento é da Fenapaes, da Feapaes/PR e a realização da Apae de Maringá.
Orgulho – Muito obrigado ao Paraná que acreditou em realizar as olimpíadas em Maringá. Tenho orgulho em pertencer ao Movimento Apaeano, disse o autodefensor nacional Alexandre Silva Filho, na ocasião da abertura. O vice-governador em exercício Flávio Arns transmitiu as boas-vindas a todos, destacando o sucesso desta grande iniciativa que mobilizou mais de dois mil municípios do país. Parabéns ao Movimento Apaeano e vamos em frente com muita esperança, refletiu. Ainda a presidente da Fenapaes Aracy Lêdo, chamou a atenção dos presentes para este momento especial em que podemos demonstrar a união através do esporte superando barreiras. Todos são vencedores, ressaltou. Já o prefeito de Maringá Silvio Barros se referiu às olimpíadas como sendo um evento diferente onde todos os envolvidos são pessoas especiais. Sinto-me orgulhoso em receber esses atletas para um evento desta magnitude, disse o presidente da Apae de Maringá Nelson Barbosa.