A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) seleciona, até o dia 1° de fevereiro de 2013, projetos de pesquisadores interessados em desenvolver estudos sobre deficiência intelectual. A chamada pública é uma parceria da fundação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP).
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e do comportamento que são detectadas ao nascer ou durante a infância e a adolescência por meio de testes apropriados. Podem participar da seleção pesquisadores com título de doutor e bem-sucedida experiência de pós-doutoramento podem participar.
As pesquisas deverão ser desenvolvidas na Apae de São Paulo. A duração máxima de cada projeto de pesquisa selecionado é de até quatro anos. As propostas devem visar à criação de novos grupos de pesquisa.
Os projetos devem apresentar pelo menos uma das seguintes abordagens: genética e biologia molecular; cognição e comportamento; imaginologia cerebral; neonatologia e triagem neonatal.