O Ministério da Saúde lançou em dezembro de 2015 o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, estabelecendo estratégias de ações diante do aumento da prevalência da microcefalia no Brasil. Para tanto, a Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência mobiliza ministérios e órgãos do Governo Federal, em parceria com estados, municípios e sociedade civil para diversas ações de vigilância e de atuação à saúde, realizando um diagnóstico da atual capacidade instalada de serviços que possam ser ofertados no território nacional.
Uma destas ações é organizar os serviços de reabilitação para garantir a estimulação precoce dos bebês com microcefalia e/ou que apresentem sinais de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor. Mas para que o bebê e a família recebam este atendimento, esta coordenação está realizado o levantamento das instituições de todo o Brasil que possam oferecer o referido atendimento, através do cadastramento da entidade no link abaixo assinalado:
Solicitamos a todas as APAEs do Paraná e do Brasil que possuem o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) que realizem o preenchimento da ficha cadastral cujo o link está em destaque acima.