Organização das Olimípiadas da Feapaes GO estuda incluir a bocha entre as modalidades do evento.
Feapaes GO e a Coordenação Técnica da IX Olimpíadas Especiais da Feapaes GO promoveram uma reunião virtual com coordenadores e professores de educação física das Apaes goianas que participarão das Olimpíadas, em agosto, para discutir a possibilidade de inclusão da modalidade bocha no evento.
Na última segunda-feira, 25/04, a Feapaes GO e a Coordenação Técnica da IX Olimpíadas Especiais da Feapaes GO promoveram uma reunião virtual com coordenadores e professores de educação física das Apaes goianas que participarão das Olimpíadas, em agosto, para discutir a possibilidade de inclusão da modalidade bocha no evento. O professor Wálisson Lima, da Gerência de Práticas Paradesportivas e Paralímpicas – GEPARA, ligada à Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Goiás, apresentou aos participantes os aspectos básicos da modalidade e formação dos atletas.
A Bocha ou boccia é um esporte jogado entre duas equipes, cada qual tendo direito a seis bochas na modalidade trio, quatro bochas na modalidade de duplas - duas para cada atleta -, e quatro também na modalidade individual. O esporte teve sua estreia nos jogos paralímpicos em 1984 nos Estados Unidos, e tem se consolidado e ganhado novas classes a cada edição. O Brasil ganhou sua primeira medalha nos Jogos Paralímpicos em 2008 e depois, em 2012 e 2021.
Três Apaes Goianas já se inscreveram para competir nessa modalidade nas IX Olimpíadas Especiais da Feapaes GO e outras Apaes estão estudando sua participação.
O professor Wálisson Lima participou voluntariamente do encontro, quando foi gentilmente cedido pela GEPARA.